Português (Brasil)English (United Kingdom)
Projetos

Desde 2004, a IKI vem trabalhando com projetos de eficiência energética, indo desde a concepção, planejamento, execução, monitoramento e controle.

Trabalha em parceria com as concessionárias distribuidoras de energia elétrica brasileiras, que têm a obrigatoriedade de aplicar 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos que combatam o desperdício de energia e adie obras na rede básica e na construção de novas usinas geradoras.

As áreas em torno destes empreendimentos são impactadas, ocorrendo deslocamentos humanos, extinção de algumas espécies de animais e plantas, e provocando, em alguns casos, o desequilíbrio dos ecossistemas.

Os projetos são desenvolvidos dentro dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, através do Manual para Elaboração de Programa de Eficiência Energética, legislação e regras do setor elétrico.

A empresa tem se especializado na implementação e investido em mão de obra qualificada para realização dos projetos, bem como montado uma estrutura moderna e eficaz nos Estados onde tem operação.

Abaixo segue o resumo dos projetos concluídos e em andamento.


UNIDADE MINAS GERAIS

Projeto Conviver II


Projeto realizado iniciando em 2011 no estado de Minas Gerais. Tendo como objetivo orientar clientes de baixo poder aquisitivo, sobre a forma correta e segura de uso da energia elétrica. Associadas a criação de grupo de referências, ações educativas e realizadas doações de lâmpadas fluorescentes compactas, em substituição às lâmpadas incandescentes, refrigeradores eficiente (Selo Procel, classificação A) em troca das geladeiras precárias que têm um alto consumo. As metas do projeto são de trocar 11.834 geladeiras e 583.359 lâmpadas. As geladeiras e lâmpadas serão retiradas das unidades consumidoras, transportadas para unidades industriais de manufatura reversa e destinação dos resíduos dos equipamentos.

UNIDADE ALAGOAS

Projeto Agente Eletrobras


O PROJETO AGENTE ELETROBRAS teve inicio em 2011, atuará em diversas comunidades populares de 92 municípios do estado de Alagoas, mapeando as poligonais das áreas de trabalho, abrangendo aproximadamente 57.800 domicílios, orientando os consumidores de baixo poder aquisitivo, nos seguintes termos:

  • Uso correto da energia;
  • Negociação de débitos;
  • Acesso às informações e/ou serviços prestados pela Eletrobras
  • Segurança no uso da energia elétrica;
  • Obtenção da Tarifa Social;
  • Divulgação da marca ELETROBRAS;
  • Acompanhamento das equipes de serviços de campo.


Dentro destes os domicílios cadastrados serão selecionados, aproximadamente 35.000 onde serão executadas as seguintes intervenções:

  • Reformas elétricas com instalação de padrões de entrada de energia em 500 domicílios que estejam com ligações irregulares;
  • Troca de 100.000 lâmpadas incandescentes por lâmpadas eficientes do tipo fluorescente compactas;
  • Troca de 5.000 geladeiras ineficientes;

Os equipamentos retirados das unidades consumidoras são descartados e realizados a manufatura reversa de todos refrigeradores e lâmpadas ineficientes retirados obedecendo toda legislação ambiental.

UNIDADE PIAUÍ


Projeto Agente Eletrobras Piauí


Com inicio em de 2012 o Projeto Agente Eletrobras Piauí terá como objetivo orientar consumidores de comunidades baixa renda quanto ao uso seguro e eficiente de energia elétrica contribuindo para a mudança de hábitos e adequando a conta de luz a realidade do cliente. Este projeto deverá contemplar mais de 70.000 visitas, mais de 100.000 lâmpadas, reformas de instalações, mais de 3.500 geladeiras para substituição e palestra educativas.

UNIDADE BRASILIA

Projeto Agente CEB


O Projeto realizado entre os anos de 2011 e 2012 nas comunidades populares das regiões administrativas de Brasília – Distrito Federal, com o objetivo de orientar os consumidores residenciais classificados como baixo poder aquisitivo, quanto ao uso correto e seguro de energia elétrica, contribuindo assim para a mudança de hábitos de consumo e a adequação da conta de luz ao pagamento. Aproximadamente 100.000 visitas foram realizadas pelos agentes CEB, moradores das regiões administrativas participantes: SCIA Estrutural, Recanto das Emas, Varjão, Paranoá, Samambaia, Santa Maria, Riacho Fundo II, Itapoã, Ceilândia, etc.
Os eletrotécnicos selaram mais 8.253 geladeiras velhas, houve as indicações para troca de 352.950 lâmpadas incandescentes, realização pelas Analistas Sociais de 118 palestras educativas, onde os temas do uso correto da energia foram reforçados. Para que fosse feita a validação e confirmação dos consumos e variáveis elétricas dos equipamentos velhos e novos substituídos, foram realizadas 630 Medições e Verificações de lâmpadas e 160 de geladeiras. A equipe do projeto foi composta por mais de 150 colaboradores com diversas funções e atividades de gestão, administrativa, operacional e de apoio a realização do projeto. Para dar mais visibilidade ao projeto e aproximação com os clientes da CEB Distribuição, foi desenvolvido um mascote no tamanho de 2,5 m, chamado de “Super Agente CEB”, que movimentava  as ações e eventos de entrega de lâmpadas e geladeiras do Projeto Agente CEB.

UNIDADE SÃO PAULO

Projeto CPFL nas Escolas


O projeto iniciado em 2012 realiza treinamento e acompanhamento com os professores de escolas municipais da área de concessão da CPFL, utilizando a metodologia do Procel Educação “A Natureza da Paisagem: Energia - Recurso da Vida” e material didático próprio de apoio, com a finalidade de formar o professor para a disseminação dos conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica no público infanto-juvenil, sensibilizando para a redução do desperdício da energia nas escolas e residências dos alunos envolvidos.

UNIDADE ACRE

Projeto Eletrobras na Comunidade


Iniciando em 2011 para atender os clientes de baixo poder aquisitivo do município do Rio Branco, capital do estado do Acre. O projeto contempla visitas das unidades consumidoras para orientação sobre o uso correto da energia, troca de geladeiras e lâmpadas por outras que consomem menos energia. Além de realizar regularizações e instalações de padrão de entrada de 2.000 residências. Serão visitados 22.000 clientes, realizadas intervenções de 2.000 unidades, substituídas e descartadas de acordo com as normas ambientais vigentes, 1.748 geladeiras e 20.000 lâmpadas. Para reforça as informações repassadas casa a casa serão realizadas 50 palestras educativas.

UNIDADE RORAIMA

Projeto Agente Eletrobras


Este projeto iniciando em junho de 2011, tem como objetivo desenvolver ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Formada por diversos profissionais, a equipe do projeto, visitará diariamente os clientes destes bairros, fornecendo informações sobre o uso correto da energia, negociando débitos, identificando equipamentos, geladeiras e lâmpadas, para troca por equipamentos com Selo Procel de Economia. Serão realizadas 20.000 visitas/cadastros registradas através do sistema de gestão com uso de tablets, georreferenciando dos pontos e acompanhamento do percurso dos agentes comunitários e eletrotécnicos, entregues 1.358 geladeiras e 40.000 lâmpadas, além de instalação de 2.000 padrões de entrada. Todo o benefício de forma gratuita para o cliente que se enquadrar nos critérios e que possuam NIS – nº de informação social. Os equipamentos trocados serão encaminhados para desmonte, separação dos resíduos, extração do gás e óleo do motor.deiras, depois de retirados das residências passam por um processo de desmonte, separação dos resíduos, retirada de gás e óleo, e descarte, segundo a legislação ambiental brasileira vigente.

 

Notícias

Unidade móvel “CPFL nas Escolas” visita Santa Cruz do Rio Pardo

São Paulo - Saber como usar a energia elétrica de maneira inteligente, em forma de brincadeira, é o objetivo do projeto educacional “CPFL nas Escolas”, uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da CPFL Santa Cruz.

Leia mais...
 
Alunos assistem peça da CPFL sobre eficiência energética

Alunos do ensino fundamental de Charqueada participantes do projeto “CPFL nas escolas” estiveram reunidos na última segunda-feira no Centro Comunitário de Charqueada para assistirem a uma peça teatral.

Leia mais...

Matriz Pernambuco
Fone/Fax 55 81 3244.4884

Filial Minas Gerais
Fone/Fax 55 31 3888.1310

Filial Alagoas
Fone/Fax 55 82 3338.3057

Filial Piauí
Fone/Fax 55 86 3222.3601

Filial Distrito Federal
Fone/Fax 55 61 3048.3333

Filial São Paulo
Fone/Fax 55 19 3256.9783

Filial Acre
Fone/Fax 55 68 3226.7656

Filial Roraima
Fone/Fax 95 3627.1123

© Publikimagem - www.iki.com.br - Todos direitos reservados | CNPJ 05.688.475/0001-36